Palavras de Alento

21 de mai. de 2010

Dia da Língua Nacional

Desconhecia a existência dessa data, e como já dizia alguém que deixou de ser importante, e por isso não deveria ser citado aqui, eu sou uma mulher de datas. Adoro comemorar, celebrar, confraternizar, enfim, lembrar datas. Além disso sou uma apaixonada pela Língua Portuguesa, e procuro reverenciá-la sempre, lendo, me informando e principalmente tentando não assassiná-la.
Não tenho nada contra o internetês, que surgiu a partir de uma nova demanda, pra facilitar, simplificar e agilizar a comunicação no ciberespaço, mas confesso que tenho intolerância a erros ortográficos. Acho lindo ver alguém falar um bom português, e sobretudo escrevê-lo. Me apaixono por palavras facilmente... ai, ai...
Poderia citar diversas pessoas aqui, não os literatos, porque seria óbvio demais, mas pessoas do meu convívio, que fazem verdadeiras obras de arte com as palavras (só não o faço para não ser injusta, esquecendo de alguém).
E meu post hoje vai para essas pessoas comuns, meus amigos, meus amores, que amam a leitura e a escrita, e usam a língua como sua maior forma de expressão.

Nossa, escrevi demais (ô vício)! E pensar que eu não queria postar sob o risco de ser contundente demais, visto que especialmente hoje, minha língua está afiadíssima.

Um presente aos amantes das coisas belas:

SONETO À LÍNGUA PORTUGUESA (Publicado no Livro Gota de Orvalho, de Waldin de Lima, poeta gaúcho, no ano de 1989)

Havia luz pela amplidão suspensa
no azul do céu, vergéis e coqueirais...
e o Lácio, com fulgores divinais,
abrigava de uma virgem a presença...

Era um castelo de ouro, amor e crença,
que igual não houve, nem haverá jamais...
Onde os poetas encontraram ideais
na poesia nova, n'alegria imensa...

A virgem era a Língua portuguesa,
a mais formosa e divinal princesa,
vivendo nos vergéis de suave aroma!

Donzela meiga que, deixando o Lácio,
abandona os umbrais do seu palácio,
para ser de um povo o glorioso idioma!...




6 Recadinhos

Kátia Tourinho

comentou...

Bom saber que temos esta data para comemorar o bom português falado e escrito corretamente. Também sou admiradora daqueles que falam e escrevem corretamente.

22 de maio de 2010 às 14:12
Responder
Anônimo

comentou...

Que a nossa língua continue tendo o prazer de ser bem utilizada por pessoas como você.

22 de maio de 2010 às 15:11
Responder
A Viajante

comentou...

"O que quer, o que pode esta língua?" Bem sabe que amo escrever, mas Patiinha, seja dita a verdade: amo os tugas...um, aliás!!

22 de maio de 2010 às 17:41
Responder
As extraORDINÁRIAS

comentou...

Pensei que fosse o dia da outra língua, a afidíssima!

22 de maio de 2010 às 18:08
Responder
Carol

comentou...

ê linguazinha difícil!
Hey,não pude deixar de reparar,na música do renato que colocou aki em cima ^^ ,bom gosto né?
Amo demais...
PRINCIPALMENTE:
"Teremos coisas bonitas pra contar...
E até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer"
FIKADICA: pra quem não conhece,é metal contra as nuvems... amo.
beijooo paty!
P:S putz! tu é de capricórnio!

23 de maio de 2010 às 00:34
Responder
Carol

comentou...

rsrrsr desculpe,mas vc não parece ser paty,apesar de ser!
rsrsrrs beijooo

23 de maio de 2010 às 20:04
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...