Palavras de Alento

9 de mai. de 2011

Pérolas

Tenho 57 alunos e leciono 5 disciplinas. Ao final de cada bimestre, após elaborar, imprimir e aplicar, são 285 avaliações para corrigir. Além disso, têm as atividades no caderno, algumas pesquisas e as anotações sobre a participação de cada um em sala de aula, que devem ser consideradas no momento de avaliar. Mas como o sistema exige a formalização de uma nota quantitativa, atribuo-a a partir da média desse catatau todo.
Sempre me angustiei diante de dificuldades de aprendizagem sérias, mas acredito que, em alguns casos é apenas falta de atenção ou apoio da família. Por causa do empenho e esforços por mim desprendidos, eu fico realmente furiosa com deslizes bobos que comprometem o resultado final. Apesar disso, vez por outra me deparo com verdadeiras pérolas, que acabam me fazendo rir.
Considero deprimentes aqueles e-mails com as "pérolas do Enem", porque refletem o terrível déficit da nossa realidade educacional. 
Refleti junto com as turmas sobre as dificuldades de cada um, esclarecendo os pontos onde houve mais confusão. 

Agora deixo pra vocês algumas pérolas dos meus alunos. 

- Cite 3 pontos turísticos da cidade de Salvador
Resp.: Sete Portas, Barroquinha e Madeireira Brotas

- Quem foi o fundador da cidade de Salvador?
Resp.: Os habitantes

- Cite uma contribuição dos portugueses para a cultura brasileira
Resp.: Bater nos escravos

É pra rir ou pra chorar?

9 Recadinhos

Kátia Tourinho

comentou...

kkkkkkkkkkkkkkk... Amiga, ainda bem que nem comecei a corrigir as provas de meus alunos. Estou me preparando psicologicamente.
Mas, diante das pérolas dos seus alunos, acredito que quando terminar de encarar as dos meus, precisarei de terapia...kkkkkkkkkkkkkk

Bjokassssssssssssssss

9 de maio de 2011 às 21:01
Responder
Anônimo

comentou...

Rapz... se não fosse trágico seria cômico. Não sabemos o que fazer.

9 de maio de 2011 às 21:58
Responder
A Viajante

comentou...

Não são pérolas. São o resultado de um ensino fossilizado, que precisa ser transformado.

9 de maio de 2011 às 22:34
Responder
Eu, Eu mesmo e vocês

comentou...

Ô fia, releve....tenta abstrair o máximo....hehehehe

Sei o que é isso.

Em uma questão que coloquei na prova do noturno uma jovem aluna que não pode mais frequentar o diurno pois é debutante, colocou que PAU MIÚDO E SARAMANDAIA são exemplos de estados brasileiros.

E aí?!

A luta continua companheira!

9 de maio de 2011 às 23:33
Responder
Paty Michele

no comando :)

Kátia, vai se preparando...
Luiz, eu compartilho da sua opinião.
Ju, amiga, não me faça sentir mais culpa e impotência do que já sinto.
Paula, estamos juntas nessa luta!

bjs

10 de maio de 2011 às 17:07
Responder
Danusa

comentou...

Eu choro...

10 de maio de 2011 às 20:06
Responder
Danusa

comentou...

Choro, mas deposito em vocês, professores, o grande desafio dessa mudança! Beijos!!

10 de maio de 2011 às 20:08
Responder
Marcelo Pirajá Sguassábia

comentou...

Paty, é realmente assustador... mas, aos poucos, vamos tentando melhorar. Parabéns pelo(s) blog(s) e muito obrigado pela visita e comentário em Consoantes Reticentes. Um beijo pra você.

11 de maio de 2011 às 04:56
Responder
Turma da pró Paty

comentou...

pró quem foi que escreveu essas bobagems?

13 de maio de 2011 às 14:31
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...