Palavras de Alento

9 de mai. de 2012

Sonhos, Ambições e Vaidades

Eu costumo dizer que não tenho grandes ambições. E não tenho mesmo! Mas isso não significa que não tenha nenhuma. Gosto de conforto, segurança e estabilidade. Odeio a dureza! Sim, porque lembro bem dos tempos das vacas anoréxicas e não quero que voltem nunca mais. Mas não preciso de luxo. 
Não estou condenando quem ambiciona ganhar na mega sena, pra ir trabalhar de helicóptero e não ficar preso no trânsito. Mas longe de mim querer tanto. Convivo bem com o necessário, desde que sem apertos. Pra mim uma boa casa, um carro que não me faça pagar mico e um emprego certo (concurso público e nenhum outro) já dão conta das minha ambições.
Intitulei o post com essas palavras porque acredito que muitas vezes as elas se confundem (e se fundem). Até que ponto o que desejamos é sonho? Aonde nossos sonhos passam a ser ambições? E qual o limite entre a ambição e a vaidade?
Acho que tem muita gente por aí sonhando alto demais. E a maioria não faz absolutamente nada pra concretizar esses sonhos. Outros alimentam ambições pelas quais precisam fazer sacrifícios enormes, e o fazem por pura vaidade. Isso pode acontecer com roupa de marca famosa, um carro novo ou uma coleção de sapatos. 
Mas até aí tudo bem, estamos falando de bens de consumo, se você quer (e pode) pagar o preço de uma viagem internacional numa bolsa, problema seu. A coisa beira o patológico quando os objetos ambicionados, fruto da vaidade, são seres humanos.
Relações deterioradas são mantidas em nome da vaidade exacerbada e até crianças vêm ao mundo para satisfazer a ambição de mulheres que só têm tempo para cuidar de si mesmas. Mas querem porque querem ter um marido, ou um filho (geralmente os dois). 
Ter. É onde reside esse dilema.

12 Recadinhos

A Viajante

comentou...

Ambição? Terminar o doutorado em 3 anos! Sonhos? Todos, aqueles todos românticos, de um amor, longe de uma cabana. Vaidade? Minha barriga, a de 10 anos atrás.

9 de maio de 2012 às 18:55
Paty Michele

comandando... ♥

compartilho da mesma vaidade, amiga!!!

bjo e boa sorte nos sonhos e ambições!

10 de maio de 2012 às 13:10
Responder
Ana

comentou...

Acho que tudo em excesso é que faz mal...o ser humano ainda não aprendeu os limites dos bom senso e do exagero!! :/

Beijos e otima semana!!:)

9 de maio de 2012 às 22:12
Paty Michele

comandando... ♥

Isso, Ana. Encontrar o meio termo é o caminho.

bjo

10 de maio de 2012 às 13:12
Responder
Anônimo

comentou...

Xii amiga, você tocou num ponto extremamente importante.
Querer apenas por querer... Ahh eu quero tão pouco, como você eu penso em ter apenas o conforto necessário e poder cuidar dos meus filhos, dar a eles um plano de saúde decente, uma moradia boa, e vez em quando um lazer (que é importante pra gente)!!

Luxo e luxúria é besteira, quando formos dessa pra melhor não levaremos uma agulha sequer...

Beijinhos amiga e obrigada pelo comment no post de hoje ;)
Não se esqueça que a próxima indicada és tu :D

10 de maio de 2012 às 13:53
Paty Michele

comandando... ♥

A próxima sou eu? lol

10 de maio de 2012 às 22:09
Responder
Anônimo

comentou...

Sonho, vaidade e ambição. Um trio que andam de mão dadas, mas são individuais. Sonhos eu os tenho grandes e pequenos, realizáveis e outros não. Ambições acho que são poucas, pois essas extrapolam os sonhos e os meus ainda prevalescem. Vaidade? Nossa tenho muitas, mas todas na base de boa forma, estar de bem comigo mesma... Meu mestrado foi um sonho que afagou minha vaidade. Meus filhos foram sonhos que realizaram minha vida, portanto acho que aí há o trio...
Bom texto sobre esse trio e acho que o equilíbrio é tudo mesmo!
Beijokas doces

10 de maio de 2012 às 13:54
Responder
Samanta

comentou...

Olá Paty !!!

Nossa, eu estava agora pouco conversando sobre isso com uma amiga, as pessoas estão se equivocando ao fazer certas escolhas... Digo isso porque escolhem certos caminhos ou desejam certas coisas pelos motivos errados...
Desejam sucesso financeiro apenas para mostrar aos outros seu status, desejam um filho apenas para mostrar para família, etc. temos que avaliar se desejamos algo porque nos faz bem e nos traz alegria, esta sim é a essência da felicidade.
Ter ambição é bom (também não tenho muitas) e se a pessoa quer algo, é preciso batalhar para isso e analisar bem se vale a pena certos sacrifícios.
Mas o que considero mais importante mesmo é esta avaliação do motivo real para querermos algo, se é para nossa satisfação ou por pura vaidade ou até para satisfazer necessidades que não são nossas...

Adorei !!
Um super beijo e bom restinho de semana ! :)

10 de maio de 2012 às 13:59
Responder
Paty Michele

no comando :)

Sam, fico feliz com sua visita, tbm adorei seu blog. Bj

10 de maio de 2012 às 22:11
Responder
Anônimo

comentou...

Paty,

Super profunda e madura esta sua reflexão, uma pena que as pessoas que são assim como você descreveu, não se reconhecem sendo egoístas ou exageradamente ambiciosas e vaidosas, podem lê-lo que, quem vai ficar aqui refletindo sobre ele somos nós os mais simplesinhos.

Beijosss

11 de maio de 2012 às 00:20
Responder
Anônimo

comentou...

Gostei desse post! Que tenhamos muitas ambições e poucas vaidades (difíícillll!). Quanto aos sonhos, os tenho como o projeto das nossas realizações. Um beijo enorme!

11 de maio de 2012 às 10:01
Responder
Lívia

comentou...

Acho uma coisa mto diferente da outra.
Ser sonhadora não tem nada a ver com ser ambiciosa, ou vaidosa.
OU tem?

10 de junho de 2012 às 22:14
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...