Palavras de Alento

23 de jul. de 2012

Blog da Semana #25

Meus leitores sabem que eu evito postar textos que não são meus, ainda que dando os devidos créditos. Mas não recrimino quem o faz. Conheço blogs maravilhosos, cujos autores têm o maior cuidado em selecionar textos ricos em mensagens para seus leitores. Acho super válido. Mas opto por escrever eu mesma.
Semana passada eu conheci o blog de um poeta, Edson Marques, cujo poema mais famoso - Mude (que também dá nome ao blog) - eu já conhecia há um tempão, mas achava que pertencesse a outro autor. O problema do plágio se alastra pela internet de tal maneira, que às vezes credita-se a autoria sem se certificar sobre a veracidade da origem do texto. O Facebook está cheio disso e provavelmente a blogosfera também.
Confiram o blog, que além de estar recheado de bons poemas, traz a história da confusão com a autoria do poema do Edson. Vocês não vão acreditar no que vão ler!

14 Recadinhos

Anônimo

comentou...

Vou lá conhecer amiga!! =))

23 de julho de 2012 às 10:40
Responder
Marcelo Pirajá Sguassábia

comentou...

Fiquei curioso, Paty. Vamos lá dar uma olhada! Um beijo pra você e obrigado pelo comentário sobre meu texto.

23 de julho de 2012 às 12:40
Responder
A Viajante

comentou...

Não ao plágio!! Esse é um tema complexo, que requer muita atenção e exige de nós, educadores, muito mais cuidado com o que analisamos e avaliamos... bj, amiga!

23 de julho de 2012 às 12:51
Responder
Shuzy

comentou...

Já tive meus escritos copiados sem que citassem a fonte, acho falta de respeito total...

23 de julho de 2012 às 14:25
Responder
Anônimo

comentou...

Oi Paty

Passei por isto ontem. Fui fazer um post com algumas frase no Canto Cigano e coloquei lá uma de uma seguidora minha no twitter, frase linda, dei a autoria a ela é claro, pois estava em seu Twitter sem o nome de outro. Mas minha intuição me disse para confirmar a autoria antes de postar, joguei no Google a frase e saiu um texto pequeno no blog dela, como sendo de autoria desta pessoa, mas saiu também milhares de outros posts em outros blogs com o texto na íntegra, e vários vídeos no YT com o mesmo texto, o problema é que em cada postagem a autoria tinha um nome diferente, se eu tivesse postado sem pesquisar teria dado autoria à pessoa errada, porque esta minha seguidora mexeu no texto o reduziu e postou como sendo dela, e os outros postaram na íntegra mas cada um atribuiu autoria a si mesmo ou a outro, achei mais de 20 autores para o mesmo texto, lindo por sinal. Acabei tirando a frase e vou postar daqui a pouco o texto inteiro, mas com referencia à autor desconhecido. Fiquei com pena de um texto tão lindo e bem escrito ter sido plageado e usurpado assim, pobre do autor.

Vou lá no blog indicado.

Beijos

23 de julho de 2012 às 20:35
Paty Michele

comandando... ♥

Nossa, Van, imagine se vc não tivesse esse cuidado...

Um bjo, amiga e obrigada pelo depoimento.

24 de julho de 2012 às 22:02
Responder
Anônimo

comentou...

Dá pra fazer pelo pc sim Paty, entra no link e coloca seu username
e escolhe as opções (slide ou não) depois clica em 'preview', depois é só > get code e inserir no painel pelo html/javascript.

Beijokas

24 de julho de 2012 às 13:46
Responder
Cecilia sfalsin

comentou...

Ei Paty,

Linda atitude amiga, de divulgação de Blogs e principalmente esta de divulgar o verdadeiro AUTOR do Poema MUDE, as pessoas precisam ser mais ousadas e buscarem conhecer mais, para não roubarem a arte de ninguém....

Beijos

24 de julho de 2012 às 18:04
Responder
Vera Lúcia

comentou...

Oi querida,

Entendo a razão dessa sua postagem. Equívocos ocorrem mesmo quando se extrai textos ou frases da internet, que não é nada confiável quanto às respectivas autorias. Mas acredito que não ocorre má fé daqueles que se utilizam de tais textos. Pode acontecer, como no caso de nossa amiga, é de ficar-se numa tremenda saia justa, mas tudo pode ser tranquilamente esclarecido, quando viável.

Passarei lá no Mude para conferir.

Beijão (E tudo há de dar certo no final, viu??)

24 de julho de 2012 às 18:18
Paty Michele

comandando... ♥

Vera, querida, dá pra perceber pelas suas postagens que vc é super cuidadosa com isso, mas mesmo assim ainda é possível se enganar. E quem está na posição do "plagiado" não aborda ng delicadamente. Taí a saia justa armada.

Um bjo, tô esperando esse happy end...

24 de julho de 2012 às 22:05
Responder
Dri Andrade

comentou...

Oi Paty, muito legal, vou la conhecer. Temos o mesmo pensamento, tbm adoro textos de outros autores mas tbm prefiro escrever os meus próprios.

Essa problema do plágio bem como a questão de compartilhar sem dar os devidos créditos é muito complicada e com certeza já se alastrou pela rede. Sempre encontro textos meus por ai sem os créditos ou assinados por outra pessoa ou modificados, mas a gente sempre sabe pq todo texto tem DNA. Em fim...é paciencia e olho aberto, é por isso que estou registrando tudo que é meu.

Grande beijo pra vc

24 de julho de 2012 às 21:43
Paty Michele

comandando... ♥

Olá Dri, imagino que, para quem já foi plagiado, a situação deva ser insuportável. Um texto é quase um filho!

Um abraço e volta mais!!!

24 de julho de 2012 às 22:15
Responder
Cla

comentou...

Paty,

Eu adorei, mais um blog para colocar em minha lista de leitura pessoa, é ótimo quando divulga novos blogs, eu me fascino com cada um que coloca, obrigada por mais uma dica.

Um grande beijo e se cuide.
Tenha uma maravilhosa noite.

25 de julho de 2012 às 00:08
Responder
Sérgio Santos

comentou...

Gostei da dica, Paty. E plágio é o que mais tem na internet! Além disso, também temos textos com falsos autores para dar uma impressão de 'grandiosidade'. Já vi inúmeros textos dizendo que são do Arnaldo Jabor ou Luis Fernando Veríssimo, enfim, e na verdade eles nunca sequer escreveram. Beijão!=)

25 de julho de 2012 às 02:35
Responder

Postar um comentário

Se impressionou? Então me conte!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...